Páginas

sexta-feira

Por dentro da história IEQ...

Resumo Histórico
Igreja do Evangelho Quadrangular

A Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular foi fundada pela evangelista Aimee Semple McPherson.

Aimee Elizabeth Kennedy nasceu em Ingersoll, Ontário, Canadá, em 9 de outubro de 1890.

Converteu-se aos dezessete anos e foi casada com o evangelista Robert Semple, com o qual seguiu como missionária para a China.

Seu marido foi acometido de malária e pouco tempo depois Aimee foi obrigada a voltar aos Estados Unidos, viúva e com a filha recém-nascida em seus braços.

Em 1917, iniciou sua maratona pelos Estados Unidos com várias campanhas em diversas cidades do país. Em 1922, durante um culto na cidade de Oakland, ela recebe a visão do evangelho quadrangular, termo que daria nome à igreja por ela fundada em janeiro de 1923, com a inauguração do Angelus Temple, em Los Angeles, Califórnia.

Aimee faleceu em setembro de 1944. Seu filho Rolf McPherson assumiu a presidência da igreja, e depois exercida pelo Reverendo Paul Risser.

Durante seu ministério Aimee não apenas fundou a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular e o Angelus Temple, ela também foi responsável:

1-Pela criação do Life Bible College e da Torre de Oração, na qual diversas pessoas se revezavam em turnos de duas horas para que houvesse um clamor a Deus 24 horas por dia.

2-Pela inauguração da terceira estação de rádio de Los Angeles, a KFSG (Call FourSquare Gospel).

3-Pela fundação da Cruzada Internacional do Evangelho Quadrangular.

4-Pela organização do departamento de Assistência Social do Angelus Temple, o qual alimentou e vestiu cerca de meio milhão de pessoas durante a Depressão e a Segunda Grande Guerra.

5-Pela publicação de diversas revistas e periódicos, além da elaboração de diversos livros, peças, óperas sacras, músicas (incluindo o Hino Oficial da Igreja do Evangelho Quadrangular) e sermões.

A sede mundial da Igreja do Evangelho Quadrangular se encontra em Los Angeles, Califórnia (EUA), mas ela funciona de forma autônoma em cada país.

A Igreja do Evangelho Quadrangular, baseada na Bíblia, tem um enfoque profundamente Cristo-cêntrico e é uma das igrejas pentecostais pioneiras do avivamento carismático do início do século XX.

Mantendo firme sua dedicação pela evangelização do mundo, nasceu da vontade do Espírito Santo e não de uma divisão ou cisma de igrejas e se conserva unida para a glória de Deus.

Concebido no coração do Pai, o evangelho quadrangular é uma mensagem gloriosa, sólida como a rocha, o mesmo Jesus Cristo sobre o qual está fundamentado.

Seus quatro temas predominantes se estabelecem na mesma Bíblia: Veja mais.

Fundada em São João da Boa Vista - SP a 15 de novembro de 1951, pelo missionário da Foursquare Church Gospel Pastor Harold Edwin Willians (falecido no dia 11 de setembro de 2002 - para ver a matéria clique aqui) auxiliado pelo Pastor Jesus Hermirio Vasquez Ramos. o primeiro natural de Los Angeles- EUA e o segundo natural do Peru.

A obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas, junto com uma escola de inglês indo depois para São João da Boa Vista onde foi construido pelos fundadores um pequeno templo .

Em 1952 vieram para a capital de São Paulo realizar campanhas evangelisticas a convite de um pastor da igreja Presbiteriana do Cambuci e pouco tempo depois foram para uma tenda de lona no mesmo bairro. De lá foram para o bairro da Agua Branca e então para o salão da Rua Brigadeiro Galvão, 713.

A tenda passou então a viajar pelo estado de São Paulo como a tenda número um, nos salões da rua Brigadeiro Galvão as senhoras da igreja começaram a ajudar um irmão que havia trabalhado muito tempo com um circo e que as ensinou a costurar tendas.

As tendas compradas ou fabricadas na própria igreja sairam peregrinando por lugares como Casa Verde, Americana, Limeira, Vitória, Curitiba e vários outros. Numa onda contagiante o movimento crescia e cada tenda dava origem à um novo núcleo que se constituia em uma nova igreja.

Na decada de sessenta já sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner estabeleceu-se a meta de levar a mensagem a cada capital de estado sendo depois espalhada nos outros municípios. as tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. Os finais das decadas de setenta e oitenta foram marcados pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos templos .

Em 1997 já contávamos com 5.530 Igrejas e Obras Novas (que estão funcionando em 2.026 Templos, 1.778 Salões e 1.726 Tabernáculos de madeira), além de 4.000 congregações e pontos de pregação, que funcionam sob a responsabilidade das igrejas locais.

Os resultados oficiais de uma estatistica feita em 2001 pela IEQ Internacional, mostram que o comparecimento estimado na Igreja do Evangelho Quadrangular de todo o mundo, está agora em 3.587.835 pessoas, com 29.973 Igrejas e lugares de reunião. A IEQ está agora em 123 países do mundo. Há 48.271 ministros e trabalhadores quadrangulares em torno do mundo

O HOMEM DAS TENDAS

"Aos 89 anos, morreu o missionário Harold Willians, fundador da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil"

A Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), uma das maiores e mais atuantes denominações pentecostais do país, esteve de luto. Morreu, no dia 11 de setembro de 2002, o pastor e missionário americano Harold Edwin Willians. Foi ele, nos anos 50, um dos pioneiros da Cruzada Nacional de Evangelização, movimento que mudaria definitivamente os rumos do protestantismo brasileiro e daria origem à IEQ. Aos 89 anos, já com a saúde debilitada, o reverendo Willians sofreu uma queda em sua casa, em Redondo Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos. Levado ao hospital, foi submetido a uma cirurgia, durante a qual onde sofreu um infarto fulminante.

A história da Igreja Evangélica no Brasil já tem, com inteira justiça, algumas páginas reservadas a ele. Nascido em 27 de novembro de 1913, na cidade Hollywood - a meca do cinema mundial -, Willians, criado sob princípios da fé evangélica, foi batizado pela própria Aimeé Semple Mcpherson, fundadora da Igreja Quadrangular Internacional. O rapazola chegou a atuar como figurante em alguns filmes de faroeste, mas a fé acabou falando mais alto do que o desejo de virar caubói das telas do cinema. Depois do curso teológico e já ordenado pastor, ele decidiu ser missionário na América do Sul. Passou um breve período na Bolívia e na Colômbia e, em 1946, desceu o rio Amazonas até Belém (PA). Daí, embarcou num navio com destino a Santos, no litoral paulista.

Willians, junto com sua mulher Mary, sentiam arder no coração o desejo de evangelizar o Brasil, então um país de forte tradição católica. Tratou de aprender a falar português e pôs mãos à obra. Com a experiência adquirida em cruzadas nos EUA, logo começou a promover reuniões avivadas no interior de São Paulo, passando depois para a capital. Carismático, Willians começou a atrair muita gente para aqueles cultos marcados pela informalidade e pela ênfase em milagres como curar e libertações. A primeira reunião foi em 15 de novembro de 1951, data considerada pela IEQ como a de seu nascimento no país.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, é composta de 20 cidades que formam a "Grande BH". A Grande BH tem hoje mais de 500 Igrejas do Evangelho Quadrangular. Isso sem contar os pontos de pregações e as muitas mini-igrejas espalhadas por todos os cantos da grande área metropolitana da capital mineira. E todos os meses são abertas novas obras, tornando portanto Belo Horizonte a cidade que tem o maior número de obras da IEQ abertas por quilômetro quadrado. Poderíamos chamar isso de "alta densidade eclesiográfica".

Vejamos: A Grande BH tem aproximadamente 3 milhões e 800 mil habitantes, sendo 2 milhões e 100 mil só na capital propriamente dita; isso nos faz concluir que existe cerca de uma igreja para cada 7.500 habitantes. É a maior Igreja do Evangelho Quadrangular do mundo. Esse resultado fantástico é fruto da visão e do trabalho de um grande homem de Deus: O Reverendo Mário de Oliveira, auxiliado por seu irmão, e também reverendo, Antônio Genaro. É curioso o fato de que, cerca de 90% dos pastores que trabalham na capital mineira, são filhos na fé do pastor Mário e de seu irmão Antônio Genaro. São frutos diretos ou indiretos do trabalho deles. E isso em apenas vinte e cinco anos de trabalho. Muita unção e muita perseguição marca a saga vitoriosa deste magnífico trabalho. Quanto maiores eram os resultados maior a perseguição por parte, principalmente, de denominações chamadas "históricas" e pastores "respeitáveis". Hoje o resultado fala por si e o respeito veio pela incontestável aprovação de Deus. Além disso, o pastor Mário de Oliveira foi eleito em 1982 para ser Deputado Federal e daí por diante tem sido sistematicamente reeleito e já cumpre sua 5ª legislatura. Antônio Genaro foi eleito o vereador mais bem votado da história de BH e depois eleito Deputado Estadual e continua sendo igualmente reeleito. Mário de Oliveira é o hoje o presidente nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. E a unção missionária de crescimento que o acompanhou por todo seu ministério vem sendo derramada agora em todo o país. São alvos audaciosos de abertura de mais de 1.000 igrejas por ano por toda a nação que têm sido alcançados com o apoio de uma equipe competente e ungida. O estado de Minas Gerais já possui mais de 1.000 igrejas e o alvo agora é que não haja nem um sequer dos mais de 800 municípios mineiros sem uma Igreja Quadrangular, mesmo nos menores. Estamos mantendo e enviando muitos missionários para vários países do mundo. O Brasil será o celeiro do mundo.

Pastor Mario de Oliveira

È praticamente impossível contar a historia da IEQ sem mencionar o missionário e pastor Mário de Oliveira.

Sua Historia e vida e chamado para a obra se mesclam à historia e surgimento da igreja. Mario de Oliveira é hoje o presidente nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. A unção missionária de crescimento que acompanhou por todo seu ministério vem sendo derramada em todo pais. São alvos audaciosos de abertura de mais de mil igrejas por ano por toda a nação e que tem sido alcançado com apoio de uma equipe competente, compromissada e ungida. Graças a Deus, apesar de todas as conquistas e vitórias alcançadas o Pastor Mario de Oliveira nunca deixou de morrer dentro do seu coração aquilo que motivou a enfrentar tantos desafios: espírito missionário, que nunca se cansa de ganhar almas, trabalhando incansavelmente para busca-las ou resgata-las onde quer que elas estejam.

Pastor Antonio Genaro

Em abril de 1973 , missionário Antônio Genaro de oliveira segue para Belo Horizonte, cumprindo a sua missão no recife. A cinco de junho desse mesmo ano, inicia-se um movimento de evangelização no município de contagem, na cidade industrial